Em: Eventos passados | Notícias CDLNITEROI

Saúde financeira é tema do primeiro Café Empresarial de Agosto

Ter o controle de suas finanças é fundamental para se ter uma vida tranquila, sem ter que passar apertos no fim do mês. Para quem empreende, esse desafio duplica, afinal, são duas carteiras quem devem ser administradas de forma independente uma da outra. Pensando nessa questão, a CDL em parceria com o Sebrae, convidaram a Analista Técnica e Consultora Taniara Castro para falar sobre “Como separar suas contas pessoais das do seu negócio” durante o Café Empresarial, que aconteceu no Restaurante Noi, em Itaipu. O evento aconteceu hoje pela manhã, dia 07 de agosto.

A palestrante ressaltou que é necessário estar sempre por dentro dos gastos que se tem durante o mês, separando as contas pessoais das contas do seu negócio. Misturar os gastos pode gerar confusão na hora de prestar contas, seja pra com o próprio lojista, para um sócio ou até mesmo para o próprio caixa da empresa.

“Anote tudo que você gastar ao longo do mês. Separe os grandes gastos dos pequenos gastos, e separe estes dos gastos desnecessários”, aconselha a consultora. “Quem aqui não fica dois ou três dias com aquela nota de R$50,00 na carteira? E depois que troca o que acontece? Parece que fomos roubados, por que o dinheiro some numa rapidez impressionante”, finaliza Taniara.

No negócio não é diferente, segundo a consultora. Para ela, assim como na vida pessoal, é importante saber quais são os gastos fixos que seu empreendimento tem e quais os que ele teve ao longo do mês. Controlar o dinheiro que entra e que sai é importante para evitar que ele desapareça. “No início, ter esse controle pode parecer difícil, mas com o tempo se torna hábito. E hábito é natural, fica fácil” finaliza Taniara.

O Café Empresarial acontece em Itaipu toda primeira terça-feira do mês, às 9 horas, no restaurante Noi.

Veja as fotos: