Em: Na mídia

Procon-Niterói faz alerta sobre possível golpe a comerciantes – O Globo – 25/072024

Órgão salienta que seus agentes estão sempre uniformizados e identificados quando realizam visitas aos estabelecimentos

A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Niterói) recebeu nas últimas semanas denúncias de comerciantes de Icaraí que foram visitados, em seus estabelecimentos por um homem que se passava por funcionário do órgão, afirmando que o comércio teria que pagar por um selo e um livro. Por esse motivo, o Procon divulgou uma nota pública alertando o setor sobre um possível golpe. A pasta municipal não informou quantos comerciantes foram procurados pelo falso agente nem se algum deles chegou a efetuar pagamentos indevidos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Niterói) acompanha a situação.

De acordo com o Procon, sua equipe não realiza visitas aos comerciantes da cidade solicitando compra de livros nem a cobrança de taxa por eventual produto ou serviço e, sempre que vão aos estabelecimentos, estão uniformizados e identificados. Ao receber a denúncia, o secretário municipal de Defesa do Consumidor, Roberto Nunes Teixeira, emitiu o alerta aos comerciantes, estimulando-os a denunciar a conduta.

—Quando recebemos a descrição da atuação desta pessoa, identifiquei na hora que se caracterizava de golpe, porque não atuamos desta maneira. Os agentes do Procon-Niterói, quando realizam visitas ao comércio, estão sempre uniformizados e identificados. Jamais irão cobrar por qualquer coisa. Qualquer conduta que fuja disso deve ser denunciada às forças de segurança para que investiguem— adverte Teixeira.

O presidente da CDL da cidade, Luiz Vieira, disse que a entidade foi informada sobre o fato e vem orientando os comerciantes sobre como proceder.

—Tivemos essa informação, de que está havendo esse tipo de procedimento. Hoje existem vários tipos de fraudes, tanto às pessoas físicas quanto ao comércio e serviços. Infelizmente estamos vivenciando um período em que várias dessas situações acontecem. Temos orientado nossos associados para que não comprem nada sem checar a informação— conta.

O Procon-Niterói frisa que, além de denunciar condutas consideradas suspeitas à polícia, os comerciantes podem procurar a secretaria pelo e-mail procon@niteroi.rj.gov.br ou pelo telefone (21) 3254-8593.

Fonte: O Globo