Em: Notícias CDLNITEROI

Niterói mais Turística

Foto: BlogViagem

Novo Centro de Convenções, calendário de eventos, obras estruturais e City tours buscam fortalecer o turismo dentro da cidade.

Niterói é um dos principais municípios indutores de Turismo no Estado, de acordo com o Ministério do Turismo. Apesar de um período de baixa, ocasionado pela crise econômica nacional, o turismo da cidade tem perspectiva de melhora. Esta expectativa se dá graças aos investimentos da Prefeitura de Niterói na infraestrutura urbana da cidade e também aos que ela pretende realizar.

A Neltur, em parceria com a TurisRio e Ministério do Turismo, tem participado das principais feiras de Turismo do país e do mundo, divulgando seus atrativos turísticos e estimulando que agentes e empresas organizem City Tours para o município.

Um calendário de eventos está em fase de desenvolvimento, mas Niterói, esse ano, já contou com acontecimentos como o Campeonato Mundial de Bodyboard, a Mostra e Festivais de Cinema e a Procissão do Mar da Festa de São Pedro. A previsão é que seja lançado um calendário oficial em novembro.

Com foco no Turismo, a cidade deu um salto de qualidade com a reforma do MAC, a revitalização do Horto, a reabertura do Teatro Popular, a revitalização do Caminho Niemeyer, a inauguração da Reserva Cultural, a reabertura do Museu Popular Janete Costa, inauguração da trilha Tupinambás e a inauguração do Skatepark. Relevante também destacar o Projeto Praia Acessível, implantado na praia de Icaraí para atender os portadores de deficiência, que está sendo estendido à Praia de Piratininga.

O ‘Nova Orla’ também é mais um projeto da prefeitura para melhorar a estrutura da cidade para receber melhor os turistas. O programa começará a ser executado em Charitas, onde serão implantados novos quiosques – mais acessíveis, modernos e com melhor estrutura, além de um deck e uma ciclovia. As obras contemplam o trecho que vai do calçadão, em frente à Praça do Radioamador, até a estação de catamarãs. O deck vai ser construído na praça, tendo como vista as enseadas de Charitas, São Francisco e Jurujuba. O modelo da obra será repetido nas demais praias da cidade.

Para Breno Aguiar, que trabalha no Tower Hotel, principalmente obras que melhorem o trânsito e as estruturas das praias ajudam a fortalecer o turismo. “Obras que melhorem a experiência de quem vem visitar a cidade são muito importantes. Quem vem quer voltar, e encontrando melhorias certamente voltarão mais vezes.” ressaltou.

A implantação de um Centro de Convenções deverá atrair também o Turismo de Negócios na cidade. A Neltur já está com o projeto avançado e um edital no modelo de parceria público/privada será lançado até o final do ano. Este Centro de Convenções, com previsão de início das obras até 2020, deverá ser construído no entorno do Caminho Niemeyer. “Um projeto desta magnitude exige uma série de cuidados especiais, mas que depois de construído terá um grande impacto no crescimento do turismo na cidade”, destaca José Guilherme, presidente da Neltur.

Para Breno, esse projeto traz otimismo. “Estamos apoiando esse projeto. Qualquer novo equipamento que atraia mais turistas é bem-vindo”, comenta.

Já as obras de alargamento para acesso à Fortaleza de Santa Cruz estarão prontas no segundo semestre. Em relação aos investimentos de equipamentos turísticos para melhor atendimento aos turistas, estão bem avançadas com licitações feitas pela Emusa para construções de três novos Centros de Atendimento do Turista, que também será viabilizado financeiramente através de convênio com o Ministério do Turismo.

José Guilherme se diz otimista e acredita no fortalecimento do turismo local. “Niterói assumirá de vez esta sua vocação para o Turismo com investimentos públicos e privados que estão sendo feitos”, finalizou.