Em: Notícias CDLNITEROI

Niterói Conventions & Visitors Bureau

Associação empresarial internacional ganha espaço na cidade e busca fortalecer a economia a partir do desenvolvimento do turismo

No mês de agosto, Niterói ganhou mais uma entidade de apoio ao turismo. Criada em maio desse ano, o Niterói Conventions & Visitors Bureau (CVB) é uma associação empresarial sem fins lucrativos que atua como escritório que promove o turismo e cujo principal objetivo é o de atrair, captar e ampliar o volume de negócios para Niterói. A expectativa é que, a partir de um trabalho colaborativo e estruturado com outras entidades do município, ter impacto positivo nos ramos quem englobam a cadeia produtiva que o turismo local propicia (hotéis, pousadas, restaurantes e cervejarias).

Ricardo da Fonseca, presidente do Niterói CVB, acredita que o ganho para a cidade pode ter influência positiva no município além do turismo. “A cidade de Niterói tem muito a ganhar. E falo “cidade” em termos gerais e específicos. Atrair e trazer para a cidade mais turismo de negócios e de lazer não significa apenas mais dinheiro para a cidade através de arrecadação, gasto no comércio e nos serviços prestados ao turista. Significa também a possibilidade de serem criadas novas oportunidades de vida – inclusive emprego, renda e negócios – para o morador da cidade através do conhecimento e aproximação à novos segmentos e negócios que estão acontecendo no Brasil e no mundo e que muitas vezes ele desconhece”, aponta.

O presidente da Neltur, José Guilherme Azevedo, destaca a importância para o turismo do município com a chegada do Niterói CVB. “O Convention Bureau é uma entidade privada que atua com credibilidade no planejamento, nas propostas para o crescimento do turismo no País. É uma parceria bem-vinda à Niterói”, comemora.

José Guilherme também falou sobre o projeto de construção de um novo Centro de Convenções na cidade. Segundo ele, até o fim deste ano será lançado um procedimento de manifestação de interesse para que as empresas interessadas na construção e exploração do Centro de Convenções apresentem seus estudos. “Estamos realizando uma ampla pesquisa de mercado com os centros de convenções já existentes no Brasil para analisar boas práticas e experiências de sucesso”, finalizou o presidente da Neltur.

Ricardo acredita que será uma parceria de muito sucesso entre Niterói CVB e Prefeitura. “Os benefícios serão inúmeros, mas que precisarão redundar em aumento do faturamento e da quantidade de negócios que realizem. E é isso que acontecerá a medida que Niterói for se tornando um destino turístico não apenas para quem quer fazer lazer aqui, mas para quem participar dos Congressos, das Feiras de Negócios e de uma série de outras ações de negócios que ajudaremos a realizar”, destacou Ricardo.