Em: Notícias CDLNITEROI

Nessa data são lembradas as conquistas dos direitos de empregados e empregadores.

O dia 30 de outubro é, oficialmente, o Dia do Comerciário ou Dia do Comércio. Esta data foi escolhida porque, em 1932, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro um movimento de manifestação e luta pela manutenção dos direitos conquistados pela categoria.
Neste ano de 2018, o Dia do Comerciário é comemorado no Rio de Janeiro na terceira segunda-feira do mês, dia 15/10.

Para melhor entender as origens do Dia do Comerciário, precisamos voltar para o início do século XX. Naquela época, as condições de trabalho para os comerciantes eram completamente abusivas. Os trabalhadores faziam jornadas de 12 horas por dia, sem feriados ou mesmo folgas aos domingos.

No dia 29 de outubro de 1932, houve uma grande manifestação na cidade do Rio de Janeiro, com mais de 5 mil comerciários marchando em direção ao Palácio do Governo (Palácio do Catete). Os manifestantes foram recebidos pelo Presidente Getúlio Vargas, que aceitou as reivindicações dos trabalhadores e assinou o Decreto de Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, determinando a jornada de trabalho para 8 horas por dia e o repouso remunerado aos domingos para todos os comerciantes.

Oficialmente, esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.790, de 14 de março de 2013. A data é considerada uma vitória histórica da classe dos comerciantes por melhores condições de trabalho. A CDL de Niterói tem como ideal representar comerciantes, empresários e preparar seus colaboradores. Através de palestras técnicas e eventos, busca capacitar tanto empresários e colaboradores para desenvolver um ambiente próspero para Niterói.