Desafios e Oportunidades no Cenário Pós Crise

O que é crise para uns, é oportunidade para outros

Recentemente atravessamos uma das mais graves crises econômicas vividas no Brasil. A nossa geração contará no futuro os momentos de incertezas e a história de várias empresas que desapareceram. Porém, alguns poderão contar como obtiveram sucesso em cenários aparentemente adversos. Em toda a crise, em todo resultado negativo de alguns, outros lucram e fazem os negócios acontecerem.

Sempre falo em minhas aulas, palestras, artigos e consultorias que diante dos problemas podemos escolher entre sentar no meio-fio e chorar ou buscar uma oportunidade, até porque elas realmente existem.

O cenário atual não é de calmaria. Os números do mercado obtidos até 2013 não retornarão com rapidez. As incertezas políticas e a instabilidade externa por conta dos movimentos dos EUA farão com que o nosso PIB fique registrando muitas oscilações, como se estivéssemos numa grande montanha-russa. Investir no Brasil seguirá sendo um negócio de risco.

Vários concorrentes encerraram as atividades. Devemos nos perguntar quem passou a atender estes mercados, qual o valor real do aluguel do ponto comercial nos dias atuais, como cortar custos e agregar valor as margens de venda, que treinamentos devemos focar para os colaboradores, quais as novas bases de negociação com os fornecedores, com os bancos e, principalmente, qual o diferencial do negócio perante o mercado. O consumidor mudou e está mais exigente, com maior conhecimento sobre os seus direitos, sobre os produtos, exigindo maior qualidade no atendimento e praticidade na forma de comprar.

Faça a lição de casa, renegociando com o mercado, reavaliando o posicionamento estratégico e buscando atualização sobre o mercado consumidor. O momento é propício para melhorar significativamente as margens e analisar investimentos.

Havia um dito popular que dizia: “a grama do vizinho sempre é mais verde”. Agora é o momento de plantar a nossa grama, de rever o nosso jardim e até, para alguns casos, comprar a casa do vizinho.

Sucesso e estou à disposição de todos.

Luiz Fernando Bastos
Professor na Fundação Getulio Vargas