Corrida Federal Kids em Niterói

Evento organizado pele coordenação geral do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal tem como proposta conscientizar pais e professores sobre abuso contra crianças e adolescentes

Nos dias 13 e 14 de outubro, vai acontecer a Corrida e Caminhada Federal Kids. O evento realizado pelo Sindicato dos Delegados da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro (Fenadepol), tem como objetivo de informar a sociedade sobre os riscos que crianças e adolescentes correm, principalmente na internet, de sofrerem abusos sexuais. Além da prova, que será dividida por idade, serão realizadas também exposições, palestras e distribuição de cartilhas sobre como prevenir esse tipo de crime.

O idealizador do evento, delegado Clayton da Silva Bezerra, fala da importância de conscientizar pais e professores. “É um crime que tem uma taxa muito pequena de denúncias, pois muitas vezes o crime acontece dentro da família. A vergonha e o medo são os principais fatores que impedem as pessoas de denunciar. Queremos iniciar o diálogo sobre o tema para que pais e educadores atentem-se ao comportamento das crianças”, comenta o Delegado.

Durante a corrida, todas as crianças serão acompanhadas por um adulto por todo o percurso. Está marcada para as 8h30 a largada das crianças de 6 anos, que terão um percurso de 500 metros. Às 9 h, será a vez das crianças com idades entre 7 e 10 anos, que vão correr um quilômetro. Já os que estão na faixa de 11 a 14 anos de idade largam às 9h30 e correrão um percurso de 1,5 quilômetro.

O assunto ganha importância quando analisamos os dados do Ministério da Saúde. Em 2016, o sistema de saúde registrou 22,9 mil atendimentos a vítimas de estupro no Brasil. Em mais de 13 mil deles – 57% dos casos – as vítimas tinham entre 10 e 14 anos. Dessas, cerca de 6 mil vítimas tinham menos de 9 anos. “Em 70% dos casos o crime acontece dentro da família e, em mais de 90% dos casos, o abusador conhece a vítima. Por isso é tão importante fazer esse trabalho para cuidarmos melhor das nossas crianças e adolescentes”, concluiu o Delegado Claynton.

A inscrição para uma criança e um adulto será feita no site do evento: www.federalkids.com.br. Os kits de corrida incluem número de peito, camiseta, sacochila e medalha (para a criança após a prova). A entrega dos kits deve acontecer nos dias 10 e 11 de Outubro. O evento também está aberto a patrocinadores, que terão seus nomes associados ao evento e suas propostas. Os interessados em apoiar o projeto devem ligar para (21) 2263-4945 ou (21)98496-8373.