Em: Café Empresarial CDL

Café Empresarial – Segurança Preventiva

“O alto preparo técnico do homem é fator de importância fundamental para a eficácia de sua ação”, foi com essa frase que o Capitão Neyfson Borges, comandante da Unidade de Controle de Distúrbios, UCD, deu início ao Café Empresarial de hoje, dia seis, sobre segurança preventiva. 

Como parte do Batalhão de Polícia de Choque, ele faz operação em favelas, situações com reféns e tumulto. E conta que o momento mais delicado que já se deparou foi informar aos parentes sobre o falecimento de um policial: “Dar a notícia do óbito para a família é muito difícil. São coisas que ficam guardadas na memória”.

Por passar por situações de risco, ele alerta sobre a importância de se estar atento a qualquer imprevisto: “Eu já passei por muitas situações de quase morte. Para sobreviver a esse meio, desenvolvemos estratégias para lidar com imprevistos. Estamos aqui para passar essas táticas que para nós são instintivas, mas que podem não ser para civis”.

Entre as dicas, ele reforça a diferença de se proteger e procurar abrigo em confrontos e evitar vias perigosas, principalmente a noite. Além de alguns cuidados ao volante: não deixar bolsas dentro do carro, olhar o retrovisor quando parar e analisar pontos de apoio no caminho, como, por exemplo, shoppings, postos de gasolina e patrulhas. 

 

Confira a matéria completa na revista O Lojista de setembro.