Café Empresarial ensina a melhorar a comunicação em sua empresa

Palestrante Márcia Rosa fala sobre a importância de se enxergar o conflito por outros olhos

Já pensou que o conflito pode ser algo positivo para seu negócio? É o que propõe Márcia Rosa, empresária e consultora do Sebrae que ministrou hoje (08) a palestra “Como melhorar a comunicação na sua empresa”, no Café Empresarial da CDL, que ocorre nas primeiras e segundas terças-feiras de cada mês.

Segundo ela, o conflito, muitas vezes visto como crise, pode ser uma oportunidade de ouvir as necessidades do outro, exercitar e empatia e iniciar um diálogo para a coexistência de interesses. “O conflito, na verdade, te dá oportunidade de ser mais criativo”, diz Márcia. E completa: “para exercitar a empatia é necessário mostrar interesse pelas necessidades da outra pessoa, e dispor-se a colocar-se no lugar dela”.

Ainda segundo a palestrante, questionar “como você está se sentindo com essa situação?” (pergunta aberta) traz resultados mais efetivos que fazer uma pergunta fechada, como, por exemplo, “você está infeliz com essa situação?”. Dessa forma, a resposta será mais honesta e detalhada.

Visita especial

Os alunos de empreendedorismo do projeto Reame visitaram hoje o Café Empresarial para apresentar suas ideias de start-ups. Três grupos de estudantes de Ensino Médio, da rede pública de São Gonçalo, mostraram seus projetos, que fizeram o público se encantar. As empresas são “Perfect Pet”, “Evolutty Music” e “Tasty Food”. Empolgadas, pessoas do público se manifestaram: “esses adolescentes serão o futuro do nosso país, e estão de parabéns”.