Boas novas para Niterói

 

Reforma do Mercado Municipal e Niterói Rotativo dão força para o comércio local.

Após 30 anos fechado, o Mercado Municipal Feliciano Sodré será reformado. A Prefeitura de Niterói firmou parceria público-privada para recuperar e gerir o espaço. Para incentivar o comércio no local, vereadores de Niterói aprovaram a mensagem executiva enviada pelo Prefeito Rodrigo Neves, que isenta do pagamento do IPTU empresas que se instalarem no Mercado.

O Mercado Municipal será uma referência no estado, promovendo o encontro entre urbano e rural, trazendo a produção hortifrutigranjeira para a cidade junto com a gastronomia, queijarias, temperos, cervejarias artesanais. Não será uma série de lojas e sim uma experiência gastronômica, de cultura e lazer. O mercado vai promover a revitalização da área, estimular a economia da região e o turismo, gerando empregos e renda”, explica o prefeito Rodrigo Neves.

Outra boa notícia é a expansão do Niterói Rotativo. Este sistema visa melhorar o uso dos espaços reservados para estacionamento nos locais demarcados e coibir a atuação de flanelinhas.

Para Leandro Gomes, que trabalha próximo a um dos locais com estacionamento rotativo, o sistema é positivo mas poderia ser melhor. “Isso é muito bom. O pessoal da prefeitura que toma conta faz um trabalho legal. O ruim é quando vão embora porque, de vez em quando, aparece um flanelinha na parte da noite”, aponta o comerciante.

O projeto é interessante para os comerciantes próximos a esses locais, afinal, quanto maiores a rotatividade e segurança, maior será o fluxo de pessoas. A lei nº 2018/2002 configura que cada estabelecimento comercial tem direito a gratuidade em uma vaga para a realização de carga e descarga.

O estacionamento funciona das 7h às 19h nos dias úteis e das 7h às 13h aos sábados. Aqueles que estacionarem por até duas horas pagarão R$3,50 e os que ficarem por quatro horas pagarão R$5,00.