Artigo: Falta governança corporativa em seu negócio

Estabeleça regras de governança para aperfeiçoar a sua gestão e o seu modelo de negócio

No mundo dos negócios, especialmente os familiares, as empresas são constituídas com base na relação de confiança existente entre os sócios. Contudo, nos modernos tempos de empreendedorismo, é importante que a empresa e os sócios também observem regras de governança corporativa. Por governança corporativa podemos entender como um sistema capaz de nortear a atuação das empresas na direção, no incentivo e no acompanhamento de seus negócios, bem como regular e harmonizar o relacionamento entre sócios, diretoria, Conselhos (de Administração, Fiscal, etc), os órgãos governamentais e outros interessados.

Estabelecer boas práticas de governança corporativa em sua empresa é algo engrandecedor para o negócio, pois aquelas regras se caracterizam pela conversão de princípios básicos de gestão em recomendações mais objetivas para todos. Aquelas recomendações fortalecem as relações no ambiente empresarial e permitem alinhar os interesses dos sócios, que poderão definir regras de conduta eficazes nas tomadas de decisão, evitando atritos desnecessários. Essa harmonia nos interesses da sociedade poderá resultar no crescimento do valor da empresa (valuation) no mercado empresarial.

Outro ponto que justifica a instituição da governança corporativa é o aumento da facilidade de captação de recursos junto a investidores, vez que passarão a ter mais confiança e tranquilidade em relação à sua empresa na hora de investir. Além disso, ainda se pode destacar a contribuição que a governança corporativa traz para a empresa e os sócios no que se refere à qualidade da gestão da organização e sua longevidade. Com regras de governança corporativa adequadas, as empresas tendem a ter um tempo de vida útil maior no mercado em que atuam e sua organização – tanto nas relações internas (controle interno) quanto externas (relacionamento com os usuários externos das informações) – mais eficiente para enfrentar as possíveis dificuldades do mercado, como barreiras de entrada de novos produtos, mercadorias ou serviços.

Logo, é fundamental que você comece a pensar em estabelecer regras de governança corporativa para aperfeiçoar a sua gestão e o seu modelo de negócio, gerando mais confiabilidade interna e externa e permitindo a melhor compreensão sobre as causas e os impactos que poderão decorrer de eventuais inovações propostas para a sua empresa.

Antonio Carlos Barragan é empreendedor, advogado, contador, fundador da Garagem de Negócios (@garagemdenegocios), professor de gestão (privada e pública), empreendedorismo, direito e contabilidade da Fundação Dom Cabral e da Unilasalle-RJ, MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing e Mestre em Direito Econômico.

E-mail: professorbarragan@yahoo.com.br / Instagram: @professorbarragan / Facebook: Professor Barragan