Em: Notícias CDLNITEROI

Por uma Niterói Mais Segura

 

A segurança pública em Niterói tem sido um tema cada vez mais recorrente. A sensação de insegurança da população e dos empresários aumentou, impactando a rotina da cidade. A CDL tem debatido muito sobre maneiras de ajudar pessoas e comerciantes, levando as demandas dos lojistas às autoridades e cobrando soluções para diminuir os índices de criminalidade na cidade. Porém, é preciso também olhar as dificuldades que a polícia de Niterói vem enfrentando e que impactam diretamente no atendimento à população.

A crise vem sendo usada pelo governo do Estado como justificativa para a falta de estrutura apresentada pela nossa polícia hoje, mas o fato é que os problemas são bem mais antigos: a frota de viaturas de Niterói tem mais de 7 anos – problema que gera um déficit de cerca de 40% nos veículos disponíveis para uso das equipes, uma vez que os custos e o tempo de manutenção dos carros são altos. O 12º BPM trabalha atualmente com um efetivo muito aquém do ideal, já que desde 2014 não chegam novos policiais para as equipes responsáveis pelo patrulhamento nas ruas – a prioridade do Estado desde então foi designar os policiais recém-formados para as UPPs.  Há anos não acontecem novas licitações para a aquisição de armamento para a polícia, que hoje combate ao crime com armas em quantidade, qualidade e tecnologia inferiores às dos criminosos. As delegacias sofrem com a falta de recursos básicos, como papel ofício, cadeiras e papel higiênico. O repasse das bonificações e remunerações extras dos nossos policiais atrasa com muita frequência – isso sem levar em consideração que o salário da PM e da Polícia Civil é bem abaixo do ideal para o nível do risco e das atividades por eles exercidas.

A prefeitura de Niterói investiu recentemente na implantação do projeto Niterói Mais Segura, que vem apresentando resultados positivos na diminuição dos índices de criminalidade em suas regiões de atuação. Contudo, sem o apoio adequado do Governo do Estado, é inviável manter as estatísticas dentro das metas desejadas tanto pelo poder público, quanto pela população. A CDL Niterói está empenhada em cobrar às autoridades os investimentos necessários para garantir que a nossa cidade e a nossa população possam desfrutar novamente de tranquilidade e paz no dia-a-dia. Unidos somos mais fortes!

Fonte: O Fluminense